sábado, 18 de outubro de 2008

Nota Pessoal para meus alunos trabalhando e/ou se formando em Hotelaria

Como vocês sabem trabalhei por quase 15 anos em Hotelaria nos Estados Unidos como Gerente de Vendas e Marketing Internacional para várias Redes Hoteleiras importantes e isto me dá subsídios para a crítica e sugestão que farei a seguir...
.
A primeira coisa que salta aos meus olhos é a estrutura montada pelos grandes destinos turísticos americanos como o de Los Angeles, Nova York, Miami, etc.. comparado com a inexistencia dos mesmos aqui no Brasil. Estas cidades possuem seus Bureaus Internacionais de Visitantes e Convenções (Ex: Greater Miami Conventions & Visitors Bureau). Estes Bureaus por sua vez são divididos nas seguintes áreas: Tour and Travel (para os visitantes – lazer) Conventions (nome já diz este trabalha ativamente visitando os grandes escritórios centrais das Associações Internacionais que decidem o destino das Convenções Anuais Internacionais (Ex: Annual Rotary International Convention que aconteceu este ano em Los Angeles – a maioria destas Organizações Internacionais estão localizadas em Nova York) e Corporate (este trabalha também ativamente junto com as Grandes Corporações (Incentive Meetings). Para cada área existe um grupo trabalhando ativamente e competindo com outras cidades não só Americanas mas também de outros países tentando cada um em sua área promover sua cidade como destino turístico.
.
Falando especialmente na divisão Tour & Travel e em especial da Cidade de Miami, pelo respeito conseguido através do anos de centenas de viagens organizadas da Cidade a diversos Países, e o incremento do volume de turista registrado no Aeroporto Internacional de Miami, tem uma força política bastante acentuada junto aos administradores da cidade e dos grandes hotéis lá em instalados.
Todo mês de Outubro o Dept. de Tour & Travel do citado Bureau de Convenções apresenta aos grande hotéis de Miami o Planejamento do ano seguinte, onde menciona quais cidades e em quais países visitará, que tipo de evento será organizado, (por exemplo um Breakfast Seminar, um Workshop sobre a Cidade, ou uma área em uma Convenção Internacional como o World Travel Market de Londres, ITB de Berlim, Pow Wow de Paris, ABAV no Brasil, etc...) com seu custo, datas, itinerário, números de Operadoras de Turismo, Grandes Agencias de Vagens, Empresas Aéreas convidadas RSVP, etc.. E pelos resultados consolidados deste Bureau a maioria dos hotéis da classificação Turística e Luxo bem como as principais Locadoras de Carro, Operadoras Receptivas de Miami, Atrações Turísticas (como o Seaquarium, Parrot Jungle, etc...) fazem suas reservas para suas participações nestes eventos.
.
Os hotéis por sua vez tem também suas estruturas de Vendas e Marketing bem definidas como: um Diretor de Vendas e Marketing, um Gerente de Vendas Corporativas (onde procura trazer não só executivos de uma multinacional - para sua propriedade mas também vende-la para um evento dos chamados Incentive Meetings, Um Gerente de Vendas para a área de Tour and Travel Internacional e um para o mercado doméstico e Canadá. Este Gerentes de Vendas e Marketing viajam todos os meses vendendo e promovendo suas propriedades como destino turístico – os americanos tem um “ditado” que seguem à risca “Longe dos Olhos, Longe do Coração / Out of Sight, out of Mind. Claro que tudo isto previamente orçado no Budget do Hotel aprovação feita no ano anterior (entre Outubro e Novembro) e estes Gerentes de Vendas e Marketing também tem suas cotas estabelecidas de negócios definidas por mês, por país e por área (o não cumprimento de sua cota resultará com certeza na dança de cadeiras no trimestre seguinte...).
.
Estas explicações que passo de uma forma muito sucinta tem como objetivo mostrar a todos vocês que com organização é possível mudar a imagem de uma cidade, colocá-la como um dos destinos preferidos pelos visitantes estrangeiros, manter um hotel ou resort com uma ocupação lucrativa e acima de tudo beneficiando direta e indiretamente toda uma cidade e sua população. Por isto atrevo-me a pedir a vocês que estão começando, organizem-se cobre dos órgão de turismo de sua cidade a criação de um Bureau de Convenções e Visitantes – empreendedor, de seus hotéis uma participação mais ativa nas grandes convenções anuais internacionais de turismo, etc..
.
(Postei uma lista dos grandes eventos turísticos para o próximo ano...)
.
Estou à disposição para qualquer comentário, dúvida, esclarecimento, etc..
.
Marco A. Cosentino

Nenhum comentário: