terça-feira, 11 de março de 2008

APPLE PIE





APPLE PIE – Torta de Maçã Americana

(Posted in Portuguese for better compreension of the measurements)

Um icone na Culinária Americana !! e que está se popularizando com a ajuda dos blogs! Porém... parece que ela não foi inventada nos Estados Unidos, pois há relatos desta torta no Reino Unido há muitos séculos. Ao assá-la você sentirá o aroma da Canela perfumando toda sua casa e seu formato os fará lembrar dos desenhos (ou revistinhas) de Walt Disney da personagem Vovó Donalda.

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga ou margarina culinária gelada, cortada em pedaços
4 a 6 colheres (sopa) de leite (ou água)

Misture a farinha, o açúcar e a manteiga com dois garfos ou um amassador de batatas até obter uma farofa. Adicione o leite aos poucos e amasse delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.
.
Recheio:
1,5 kg de maçãs
1/3 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
Sementes trituradas de 3 bagos de cardamomo (opcional)
Suco de 1 limão
2 colheres (chá) de conhaque
.
Preparo:
1) Faça uma mistura com os ingredientes secos.
2) Descasque e fatie as maçãs em fatias finas (ou grossas, conforme preferência) acrescente o limão, o conhaque e a mistura acima aos poucos. Deixe descansar para formar caldo.
.
Cobertura:
1/3 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de leite
.
Montagem da torta:
1) Divida a massa em duas partes. Abra em superfície enfarinhada com um rolo na espessura de 3 mm.- Abra a massa entre duas placas de silicone ou um plástico grosso, para facilitar a transferência para a forma.

2) Forre o fundo e as laterais de uma forma ou pirex de 24 cm de diâmetro sem untar, deixando uma borda em excesso para enrolar depois com a parte superior. Fure o fundo da massa com um garfo para ventilar. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Apare as laterais ou decore.

3) Pincele com a cobertura de açúcar e leite (ou gema). Faça vários furos para que o vapor saia ou use um cortador de tortas. Asse em forno pré-aquecido a 160° C por cerca de 45 minutos ou até dourar. Sirva quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme.
.
Efeito ondulado na borda: com o dedo indicador da mão direita pressione um lado da borda e com os dedos indicador e polegar da mão esquerda, vá apertando a massa em torno do indicador por toda a borda.
.
Dicas:- Descasque e fatie as maçãs com antecedência, elas podem ficar de "molho" o dia todo, quanto mais tempo, mais caldinho na torta.- O preparo da massa é simples, melhor ainda com processador, mas pode ser feita manualmente e também congelada, em discos abertos prontos para receberem recheio.- O forno não deve estar muito quente para que as maçãs assem uniformemente.- Está com pressa? Utilize massa folhada ou filo.
Apesar de ser uma Receita Americana, esta em particular foi copiada do site:

Nenhum comentário: